Este é o meu espaço... Aqui vou postar os concertos dos géneros musicais que mais gosto, as músicas que mais ouço, as minhas recordações musicais e as minhas pseudo-reviews... Não esperem a qualidade nem a continuidade de uma webzine... Isto é apenas o meu mundo de sons pelas minhas palavras...
Ainda me sinto a regressar do Entremuralhas deste ano... Excelentes concertos, artistas simpáticos e com histórias para contar, reencontro de amigos, novas amizades, muito divertimento, o encanto dum castelo com mais locais para descobrir, exposições interessantes, gente bonita, uma cidade acolhedora... Para o ano há mais!
O Kim Larsen dos Of The Wand And The Moon não nos brindou com a música que hoje caracteriza o meu estado de espírito. Contudo, deu um concerto magnifíco!
Porque hoje me apetece algo mais alegre, catchy, lamechas, pop... and so on...
Juntando os ritmos cativantes do pop, os guturais do death metal e a velocidade do power metal, obtemos os Amaranthe. Provenientes da Dinamarca e da Suécia, são uma proposta diferente na minha habitual playlist. A menina vocalista já esteve no nosso país a cantar ao vivo no concerto que os Kamelot deram no Vagos. Deixo-vos os vídeos de "Hunger" e da lamechas "Amaranthine".
Isto de gostar de música, faz-nos descobrir coisas novas. Enquanto ouvia uma selecção de coisas novas para me inspirar no trabalho duro que tinha para fazer, descobri, para além de uma banda nova, um género novo e um país novo. Confesso que senti o QI a aumentar e tudo! (ironic mode ON)
Então... o género novo é Post-Suicidal Black Metal (já não bastava a invenção do Post-Black, do Blackgaze e outros afins mais ou menos semelhantes que levam à mesma coisa). A banda que o "inventou" chama-se Psychonaut 4 e vem da Georgia... E a Georgia é um país cuja localização é esta. Eu desconhecia e peço desculpa se a minha falta de cultura choca alguém, mas geografia nunca foi o meu forte.
É bom conhecer bandas de todos os lugares do mundo. Eu não sou esquisita no que diz respeito a isso. Ouço música de qualquer local do planeta Terra (talvez um dia ouça algo extra-terrestre também... por enquanto não creio que o venha a fazer num futuro próximo) e em qualquer língua. Gosto de ver a forma como diferentes culturas adaptam e incorporam o que assimilam doutras. Gosto ainda mais quando uma banda consegue divulgar o seu trabalho com um toque do que é culturalmente seu e não apenas "absorvido" duma tendência internacional que se generalizou.
Falando especificamente dos Psychonaut 4, conheço o álbum lançado este ano "Have a Nice Trip". Apesar de se assumirem num novo género, não são propriamente originais. São bastante notórias semelhanças com Lifelover e Shining. Contudo, é uma banda agradável dentro do que o género proporciona. Composições bastante melódicas e as vozes são bem rasgadas (tendo por vezes alguma distorção a ajudar).
Deixo-vos o vídeo de uma banda de que gosto muito. São espanhóis. Já actuaram várias vezes no nosso país. Apesar de terem começado no black metal, parece que cada vez se tornam mais progressivos e o vídeo que vos deixo é uma excelente amostra disso mesmo. Faz parte do álbum "Rara Vez" lançado este ano. O vídeo chama-se "Manipulación" e trata-se de um instrumental que gostei muito de ouvir, apesar de se distanciar um pouco da sonoridade a que me habituaram. E estou a falar-vos de Kathaarsys...
O álbum "Damnation" é sempre bom para as minhas dores de cabeça. Mais saudável do que qualquer comprimido... Só é pena não ter o mesmo efeito no que me atormenta.